O ensino de matemática através da Resolução de Problemas: uma proposta metodológica para a aprendizagem de equação polinomial do 1º grau com uma incógnita
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.824Palavras-chave:
Educação matemática, Ensino fundamental, Equação Polinomial do primeiro grau, Resolução de problemas.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo verificar de que maneira a Resolução de Problemas pode contribuir para a construção da aprendizagem de equação polinomial do primeiro grau com uma incógnita e analisar as resoluções acerca dos problemas que subsidiaram ações didático-pedagógicas aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa com 35 alunos de uma escola da rede pública estadual, localizada em São Luís / MA. Os dados foram coletados no 2º semestre de 2021, durante as aulas de Matemática realizadas de forma remota, devido ao afastamento dos alunos das salas de aula, em razão do momento pandêmico da COVID-19. Os resultados mostram que a maioria dos alunos recorreram aos conhecimentos prévios, utilizando procedimentos aritméticos para resolver os problemas. Além disso, apesar das dificuldades em representar em linguagem algébrica o enunciado do problema, os estudantes conseguiram perceber que seus conhecimentos em relação a esse objeto de conhecimento estavam em construção. Dessa forma, a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas possibilitou aos alunos momentos de discussão durante a apresentação das resoluções aos problemas estudados. O desenvolvimento do trabalho da professora, de forma remota, oportunizou a participação dos alunos no processo de resolução de problemas e, dessa forma, permitiu que (re) construíssem aprendizagens sobre equações polinomiais do 1º grau.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.