Discutindo a Dimensão Crítica/Reflexiva da Modelagem Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i19.843

Palavras-chave:

Ação Pedagógica, Ciclo Crítico/Reflexivo, Dimensão Crítica/Reflexiva, Eficiência Critica/Reflexiva, Modelagem Matemática.

Resumo

Dentre as diversas e inovadoras metodologias de ensino, é importante destacar a utilização da dimensão crítica/reflexiva para o desenvolvimento do processo de Modelagem Matemática para a solução de situações-problema que afligem a sociedade contemporânea. Nas últimas três décadas, a Modelagem Matemática, particularmente, as pesquisas relacionadas com a dimensão crítica/reflexiva dessa tendência em Educação Matemática, tem buscando a sua identidade, definindo os seus objetivos e desenvolvendo um senso sobre a sua natureza, bem como sobre a potencialidade de seus métodos de pesquisa, que visam legitimar uma ação pedagógica comprometida com a justiça social. Assim, discutimos nesse artigo a importância das perspectivas filosófica e teórica encontradas na dimensão crítica/reflexiva da Modelagem Matemática, bem como a importância do desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem que auxilie os alunos no desenvolvimento de sua eficiência crítica/reflexiva ao analisarem situações-problema oriundas da própria realidade.  

Referências

ARAÚJO, J. L. Uma abordagem sócio-crítica da modelagem matemática: A perspectiva da educação matemática crítica. Alexandria, v.2, n. 2, p. 55-68, 2009.

BARBOSA, J. C. Modelagem matemática: concepções e experiências de futuros professores Tese de Doutorado em Educação Matemática. Rio Claro, SP: UNESP, 2001.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo, SP: Contexto, 2002.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo, SP: Editora Ática.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2001.

D’AMBROSIO, U. Mathematical modelling as a strategy for building-up systems of knowledge in different cultural environments. In: STILLMAN, G. A., BLUM, W.; BIEMBENGUT, M. S. (Eds.). Mathematical modelling in education research and practice: cultural, social, and cognitive influences (pp. 35-44). New York, NY: Springer, 2015.

DEWEY, J. How we think. Garden City, NY: Dover Publication, 1997.

FIGUEIREDO, C. Novo dicionário da língua portuguesa. Kindle Edition. Lisboa, Portugal: Livraria Bertrand, 2011.

FREIRE, P. Pedagogy of the oppressed. New York, NY: Continuum, 2000.

FREITAS, J. F. R. B., OREY, D. C.; ROSA, M. Modelagem matemática como um ambiente virtual de aprendizagem. Boletim do Labem, v. 8. n.14, p. 35-55, 2017.

HALPERN, D. F. Thought and knowledge: an introduction to critical thinking. Mahwah, NJ: L. Erlbaum Associates, 1996.

MEYER, J. F. C. A. Modelagem matemática: o desafio de se “fazer” a matemática da necessidade... Com a Palavra o Professor, v. 5, n. 11, p. 140-149, 2020.

OREY, D. C.; ROSA, M. Modelling the wall: the mathematics of the curves on the wall of Colégio Arquidiocesano in Ouro Preto. In: SILLMAN, G. A., BLUM, W.; BIEMBENGUT, M. S. (Eds.). Mathematical modelling in educational research and practice: cultural, social, and cognitive influences (pp. 593-603). Dordrecht, The Netherlands: Springer, 2015.

ROBERTSON R. Glocalization: time–space and homogeneity–heterogeneity. In: Featherstone, M., Lash, S.; Robertson, R. (Eds). Global modernities. London, England: Sage, 1995. pp. 25–54.

ROSA, M. From reality to mathematical modelling: a proposal for using ethnomathematical knowledge. Master thesis. College of Education. Department of Teacher Education. Sacramento, CA: California State University, Sacramento - CSUS, 2000.

ROSA, M. A mixed-methods study to understand the perceptions of high school leaders about English Language Learners (ELL) students: The case of mathematics. Doctorate dissertation. College of Education. Department of Teacher Education. Doctorate in Educational Leadership Program. California, CA: California State University, Sacramento – CSUS, 2010.

ROSA, M; OREY, D. C. Vinho e queijo: etnomatemática e modelagem! BOLEMA, v. 16, n. 20, p.1–16, 2003.

ROSA, M.; OREY, D. C. A dimensão crítica da modelagem matemática: ensinando para a eficiência sociocrítica. Horizontes, v. 25, n. 2, p. 197-206, 2007.

ROSA, M.; OREY, D. C. A modelagem como um ambiente de aprendizagem para a conversão do conhecimento matemático. Bolema, v. 26, n. 42A, p. 261-290, 2012.

ROSA, M.; OREY, D. C. The mathematics of the curves on the wall of the colégio Arquidiocesano and its mathematical models: a case for ethnomodelling. Journal of Mathematical Modelling and Application, v. 1, n. 8, p. 42-62, 2013.

ROSA, M.; OREY, D. C. Social-critical dimension of mathematical modelling. In: SILLMAN, G. A., BLUM, W.; BIEMBENGUT, M. S. (Eds.). Mathematical modelling in educational research and practice: cultural, social, and cognitive influences (pp. 386-395). Dordrecht, The Netherlands: Springer, 2015.

ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodelling: exploring glocalization in the contexts of local (emic) and global (etic) knowledges. International Journal for Research in Mathematics Education, v. 6, n. 1, p. 196-218, 2016.

ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2017.

ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem como um movimento de glocalização nos contextos da etnomatemática e da Modelagem. Com a Palavra o Professor, v. 5, n. 11, p. 258-283, 2020.

ROSA, M.; REIS, F. S.; OREY, D. C. A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de matemática. Acta Scientiae, v. 14, n. 2, p. 159-184, 2012.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 24ª Ed. São Paulo, SP: Editora Cortez, 1991.

SHRIRAMAN, B.; KAISER, G. A global survey of international perspectives on modelling in mathematics education. ZDM, v. 3, n. 3, p. 302-310, 2006.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Rosa, M., & Orey, D. C. (2022). Discutindo a Dimensão Crítica/Reflexiva da Modelagem Matemática. Com a Palavra, O Professor, 7(19), 14–38. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i19.843