Uso do software GeoGebra: uma aprendizagem significativa de funções
Palavras-chave:
Geogebra, Funções, Aprendizagem SignificativaResumo
Este relato de experiência retrata uma sequência didática realizada com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio sobre o ensino de funções. Para promover uma aprendizagem significativa, sobre os olhares do psicólogo da educação David Paul Ausubel, as atividades pensadas foram proporcionadas pensando no que os alunos já sabiam e como isso poderia ajudar a entender novos conceitos. O principal recurso utilizado nessa sequÊncia didática foi o uso do software GeoGebra, que possibilitou não apenas uma visualização multimodal (por meio de escrita, imagens (estáticas e em movimento), mas também uma aprendizagem significativa, já que os alunos, além de estarem em constante contato com a tecnologia, também utilizaram de conhecimento prévios, como o plano cartesiano, pares ordenados e tabelas. As atividades aconteceram no ano de dois mil e vinte e um, em meio a pandemia da COVID-19 e todas suas restrições e particularidades, no entanto, acredita-se que isso não interfira na realização de tais atividades com a volta da normalidade.Referências
AUSUBEL, David P., NOVAK, Joseph D., HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CONCEIÇÃO, D. L. da; ZAMPERETTI, M. P. Práticas de ensino com aplicativo photomath: narrativas digitais produzidas por professores brasileiros. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista (BA), v.6, n.16, setembro-dezembro/ 2021
LOBO, W. de S.; JESUS, G. B.; MADRUGA, Z. E. de F. Teoria das situações didáticas: uma proposta de ensino de inequações utilizando a régua trigonométrica. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista (BA), v.2, n. 4, setembro-dezembro / 2017
SOARES, L. H. Aprendizagem significativa na educação matemática: uma proposta para a aprendizagem de geometria básica / Luís Havelange Soares. - João Pessoa, 2008.
VICENTIN, D. M.; SOUTO, D. L. P. Mudança de ambientes escolares quanto ao uso das tecnologias digitais: alguns indicativos. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista (BA), v.6, n.16, setembro-dezembro/ 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.