O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em tempos de pandemia: ensino de Matemática e as Tecnologias Digitais

Autores

Palavras-chave:

Saeb, Tecnologias Digitais, Aulas Remotas, Matemática

Resumo

Este relato de experiência foi construído a partir de aulas remotas de Matemática que aconteceram em 2021 em uma escola pública do municipio de Vitória da Conquista-Bahia. Ao final daquele ano foram aplicados testes e questionários que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Neste contexto por intermédio de videoaulas gravadas pela professora regente de 2 turmas de 9º ano e disponibilizadas nos grupos do whatsApp, bem como a utilização do Google Meet, tentou-se cumprir o cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação, apesar das dificuldades. Tendo como suporte processos de formação continuada, livro base direcionado para tal finalidade fornecido aos estudantes e professores, as aulas foram planejadas. O objetivo deste trabalho é descrever como as Tecnologias Digitais (TD) auxiliaram no processo de ensino de Matemática para realização da avaliação de larga escala, em tempos de pandemia. Destarte, caracteriza-se esse processo como exaustivo, desafiador, pois exigiu que nós, professores, tornássemos editores, produtores de vídeos e nossas casas foram locadas como estúdios.

Referências

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Soares, T. S. S. (2022). O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em tempos de pandemia: ensino de Matemática e as Tecnologias Digitais. Com a Palavra, O Professor, 7(19), 95–106. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/894

Edição

Seção

Número Temático: Ensino Remoto