O Ensino da Adição e Subtração de Arcos Trigonométricos, através da Música: Um Relato de Prática.
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v3i2.92Resumo
O relato de prática, trata de uma experiência da inclusão da música para ensinar adição e subtração de arcos, como alunos da 2º Série do Ensino Médio da Escola Estadual Maurílio Albanese Novais de Ipatinga, Minas Gerais em 2015. Através da prática, os alunos conseguiram assimilar o conteúdo de forma dinâmica e criativa, contribuindo positivamente para aprendizagem do mesmo.Referências
AMARAL, S. F.; GARBIN, M. C. Construção de um ambiente educacional interativo na internet: a Biblioteca Escolar Digital. Revista Ibero-americana de Educación, v. 45, n. 6, p. 1-11, abr. 2008. Disponível em: < http:// www.rieoei.org/expe/2378Amaral.pdf>Acesso em 06 de maio 2016.
CHERVEL, André. História das Disciplinas Escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, n.2. 1990, p.177-229.
Oliveira, Adriane Dall'Acqua de et al. Interação Entre Música e Tecnologia Para o Ensino de Biologia: Uma Experiência Utilizando a Web-Rádio. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Dez 2011, vol.13, nº .3, p.231-241. ISSN 1983-2117
QUINTANEIRO, Wellerson. Representações e Definições Formais em Trigonometria no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado apresentada na UFRJ. 2010.
SOBREIRA, Silvia. A Disciplinarização do Ensino de Música e as Contingências do Meio Escolar. Per musi, Dez 2012, no.26, p.121-127. ISSN 1517-7599.
TALL, D., VINNER, S. Imagem de Conceito e Definição de conceito em Matemática, com especial referência em Limites e Continuidades. Educational Studies in Mathematics, 12, pp. 151 169, 1981.
TEODORO, Renata Aparecida Pereira. Perspectivas Sobre a Utilização Da Informática na Prática Docente: O Computador Como Recurso Tecnológico nas Aulas de Matemática. Revista Saberes. Edição 005, julho- dezembro, p.(1-10), 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.