O Ensino da Adição e Subtração de Arcos Trigonométricos, através da Música: Um Relato de Prática.

  • Renata Aparecida Pereira Teodoro Escola Estadual Maurílio Albanese Novais

Resumo

O relato de prática, trata de uma experiência da inclusão da música para ensinar adição e subtração de arcos, como alunos da 2º Série do Ensino Médio da Escola Estadual Maurílio Albanese Novais de Ipatinga, Minas Gerais em 2015. Através da prática, os alunos conseguiram assimilar o conteúdo de forma dinâmica e criativa, contribuindo positivamente para aprendizagem do mesmo.

Biografia do Autor

Renata Aparecida Pereira Teodoro, Escola Estadual Maurílio Albanese Novais
Formada em Matemática, pela Faculdade de Ciências Gerencias de Manhuaçu (FACIG), especializada em Matemática Financeira e Estatística, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atualmente é professora de Matemática da Escola Estadual Maurílio Albanese Novais, em Ipatinga, Minas Gerais. Email: renatinhapereira18@hotmail.com

Referências

AMARAL, S. F.; GARBIN, M. C. Construção de um ambiente educacional interativo na internet: a Biblioteca Escolar Digital. Revista Ibero-americana de Educación, v. 45, n. 6, p. 1-11, abr. 2008. Disponível em: < http:// www.rieoei.org/expe/2378Amaral.pdf>Acesso em 06 de maio 2016.

CHERVEL, André. História das Disciplinas Escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, n.2. 1990, p.177-229.

Oliveira, Adriane Dall'Acqua de et al. Interação Entre Música e Tecnologia Para o Ensino de Biologia: Uma Experiência Utilizando a Web-Rádio. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Dez 2011, vol.13, nº .3, p.231-241. ISSN 1983-2117

QUINTANEIRO, Wellerson. Representações e Definições Formais em Trigonometria no Ensino Médio. Dissertação de Mestrado apresentada na UFRJ. 2010.

SOBREIRA, Silvia. A Disciplinarização do Ensino de Música e as Contingências do Meio Escolar. Per musi, Dez 2012, no.26, p.121-127. ISSN 1517-7599.

TALL, D., VINNER, S. Imagem de Conceito e Definição de conceito em Matemática, com especial referência em Limites e Continuidades. Educational Studies in Mathematics, 12, pp. 151 – 169, 1981.

TEODORO, Renata Aparecida Pereira. Perspectivas Sobre a Utilização Da Informática na Prática Docente: O Computador Como Recurso Tecnológico nas Aulas de Matemática. Revista Saberes. Edição 005, julho- dezembro, p.(1-10), 2015.

Publicado
2018-12-07
Seção
Experiências de Sala de Aula