Atividades investigativas com o Geogebra: contribuições de uma proposta para o ensino de matemática

Autores

  • Gabriele Batista

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-93

Palavras-chave:

Aulas Investigativas. Geogebra. Formação de professor.

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar como um grupo de professores planeja e desenvolve práticas investigativas para serem trabalhadas nas aulas de Matemática, utilizando como recurso um software de Geometria Dinâmica. Pretendeu-se, também, investigar o papel das atividades desenvolvidas pelos docentes durante o processo de ensino e aprendizagem. Os sujeitos dessa investigação foram docentes da rede pública de ensino de sete municípios no interior do Estado da Bahia, que participaram de um curso de extensão, cuja proposta era a elaboração de estratégias pedagógicas para o ensino de Matemática. Optou-se, como meta principal, responder a seguinte questão norteadora: Quais contribuições uma proposta de ensino investigativo, auxiliada pelo ambiente informatizado, pode oferecer para a compreensão dos conteúdos nas aulas de Matemática? Para alcançar os objetivos do estudo, tomou-se por base os aportes teóricos sobre ensino investigativo. A análise qualitativa foi desenvolvida baseada no recorte do material produzido pelos docentes, sendo que os dados da investigação foram coletados por meio de observação em campo, questionários e gravações de áudio. A avaliação das atividades ajudou-nos a entender como a prática investigativa, associada a uma ferramenta tecnológica, contribui para um aprendizado, proporcionando um ensino com maior interação e exploração dos conteúdos.

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

Batista, G. (2016). Atividades investigativas com o Geogebra: contribuições de uma proposta para o ensino de matemática. Com a Palavra, O Professor, 1(1), 109. https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-93