Noções de Educação Inclusiva e Interdisciplinaridade de docentes de Biologia e demandas formativas

Autores

  • Suelen Aparecida Felicetti Secretaria Municipal de Educação de Francisco Beltrão/PR
  • Irinéa de Lourdes Batista Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.948

Palavras-chave:

Formação em serviço;, Inclusão, Interdisciplinaridade escolar, Ensino de Biologia

Resumo

Dentre os saberes docentes adequados ao ensino de Biologia estão os referentes à Educação Inclusiva e à Interdisciplinaridade, afirmação a partir da qual questionamos: pressupostos inclusivos e interdisciplinares são compreendidos por docentes de Biologia, de forma a facilitar a mediação do ensino sob essas perspectivas? Objetivamos analisar, por meio de um Questionário, os conhecimentos prévios de um grupo de licenciandos e professores de Biologia do estado do Paraná (denominados “Participantes”), a respeito de Interdisciplinaridade e Educação Inclusiva, bem como suas motivações a participar de formação e demandas evidenciadas nesse sentido. Elaboramos e aplicamos o referido Questionário e decodificamos as respostas atribuídas intersubjetivamente pelos Participantes, classificando-as em Unidades de Contexto e Unidades de Registro. Propusemos inferências e análises dedutivas a partir destas. Apreendemos algumas noções coerentes com os referenciais teóricos em questão, porém dificuldades em articulá-las às situações de ensino propriamente ditas, o que pode estar relacionado a uma lacuna na formação inclusiva e interdisciplinar em Biologia, constituindo assim uma demanda.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Felicetti, S. A., & Batista, I. de L. (2023). Noções de Educação Inclusiva e Interdisciplinaridade de docentes de Biologia e demandas formativas. Com a Palavra, O Professor, 8(21), 131–153. https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.948