Noções de Educação Inclusiva e Interdisciplinaridade de docentes de Biologia e demandas formativas
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.948Palavras-chave:
Formação em serviço;, Inclusão, Interdisciplinaridade escolar, Ensino de BiologiaResumo
Dentre os saberes docentes adequados ao ensino de Biologia estão os referentes à Educação Inclusiva e à Interdisciplinaridade, afirmação a partir da qual questionamos: pressupostos inclusivos e interdisciplinares são compreendidos por docentes de Biologia, de forma a facilitar a mediação do ensino sob essas perspectivas? Objetivamos analisar, por meio de um Questionário, os conhecimentos prévios de um grupo de licenciandos e professores de Biologia do estado do Paraná (denominados “Participantes”), a respeito de Interdisciplinaridade e Educação Inclusiva, bem como suas motivações a participar de formação e demandas evidenciadas nesse sentido. Elaboramos e aplicamos o referido Questionário e decodificamos as respostas atribuídas intersubjetivamente pelos Participantes, classificando-as em Unidades de Contexto e Unidades de Registro. Propusemos inferências e análises dedutivas a partir destas. Apreendemos algumas noções coerentes com os referenciais teóricos em questão, porém dificuldades em articulá-las às situações de ensino propriamente ditas, o que pode estar relacionado a uma lacuna na formação inclusiva e interdisciplinar em Biologia, constituindo assim uma demanda.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.