Formação inicial do pedagogo para o ensino de ciências: características expressas no projeto pedagógico do curso

Autores

  • Andressa Pacífico Franco Quevedo Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.953

Palavras-chave:

Coreografias Didáticas, Ensino de Ciências, Licenciatura em Pedagogia

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever as características e os fundamentos que norteiam a formação do pedagogo para ensinar Ciências e que oportunizam condições para a etapa de antecipação do docente/coreógrafo no planejamento de ensino de componentes curriculares com conteúdos específicos de Ciências no Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior pública. Tendo o corpus de pesquisa composto pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Pedagogia, na análise de conteúdo notou-se a possibilidade de considerar as principais características e os fundamentos direcionados ao processo formativo do licenciando em Pedagogia, girando em torno dos elementos que caracterizam um novo olhar, uma nova referência da e para as Ciências Naturais. Em razão disto, as perspectivas de transitoriedade, não neutralidade dos conhecimentos científicos e proposições para refletir a complexidade dos fenômenos naturais proporcionam estudos, discussões que podem ser respaldadas sob inúmeras estratégias didáticas que se proponham a lidar com as situações didáticas de forma mais autônoma, flexível e ressignificando a atuação dos atores. De modo que a complexa relação de sala de aula: professor/coreógrafo dos passos da dança e alunos/bailarinos – que assumirão a responsabilidade em seguir os passos –criem outros passos disponíveis em seu repertório de acordo com seus estilos de aprendizagem.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Pacífico Franco Quevedo, A., & Lopes Folena Araújo, M. (2023). Formação inicial do pedagogo para o ensino de ciências: características expressas no projeto pedagógico do curso: . Com a Palavra, O Professor, 8(21), 154–177. https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.953