A Educação para as Relações Étnico-Raciais nas pesquisas em Ensino de Ciências

Autores

  • Ivanderson Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Raimundo Alves Medeiros Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.956

Palavras-chave:

Revisão Sistemática da Literatura, Ensino de Ciências, Formação de Professores, Educação Antirracista

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar os interesses epistemológicos dos pesquisadores em Ensino de Ciências no debate sobre relações étnico-raciais. Para isso, foram consultados os anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), publicados entre 1997 e 2021. A partir dessas bases de dados foram verificados cada um dos trabalhos neles contidos a partir de seus títulos e, quando necessário, a partir de seus resumos. A consulta dos títulos e resumos de cada um dos trabalhos publicados nesses anais permitiu a identificação de 37 artigos como foco no objeto desta pesquisa: “Ensino de Ciências Antirracista”. Esse material levantado foi objeto de análise e neste sentido foram categorizados em quatro grupos: a) os que se voltam para a prática de sala de aula no contexto da educação básica (4); b) os que versam sobre a formação inicial e continuada de professores (6); c) aqueles cuja discussão é especificamente voltada para a socialização de propostas de ensino de ciências antirracista (12); d) demais artigos que citam a temática, mas não se aprofundam (15). Por meio desse estudo, verificou-se que a temática antirracista, embora já se constitua numa linha de pesquisa importante dentro do campo da pesquisa em Ensino de Ciências, se revela como um nicho ainda incipiente e, em muitos aspectos, latente de investigação. Percebe-se que é necessário fomentar mais discussões e pesquisas em torno da temática.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Silva, I. P. da, & Medeiros Neto, R. A. . (2023). A Educação para as Relações Étnico-Raciais nas pesquisas em Ensino de Ciências. Com a Palavra, O Professor, 8(21), 211–236. https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.956