As transformações curriculares do Novo Ensino Médio em Sergipe: um olhar sobre a argumentação e o STEAM nas trilhas de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.957Palavras-chave:
Currículo, Novo ensino Médio, Trilhas de Aprendizagens, Itinerários Formativos, STEAM, ArgumentaçãoResumo
Neste artigo, tivemos como objetivo compreender e descrever as novas características curriculares do Novo Ensino Médio em Sergipe, com um olhar focado na argumentação e no STEAM, dentro dos Itinerários Formativos da área de Ciências da Natureza. Para isso, contamos com uma pesquisa exploratória em que uma das etapas é a análise dos documentos que norteiam a implementação do Novo Ensino Médio no estado e a segunda através de entrevistas com professores. Apoiamo-nos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Currículo de Sergipe e no documento Cartilha das Trilhas de Aprendizagem para entendermos as características de como a parte diversificada da BNCC está sendo implementada. As entrevistas com os professores nos ajudaram a entender na prática a escolha das trilhas, a distribuição da carga horária e sua ocorrência dentro da escola. No catálogo enxergamos a sua potencialidade em desenvolver a competência da argumentação, porém caberá utilizá-la como uma intenção do professor em seu planejamento. Tomando o STEAM como uma abordagem recente no Brasil, conseguimos vê-lo dentro do currículo do Novo Ensino Médio em Sergipe como uma abordagem para ser amplamente utilizada nas atividades dos Itinerários Formativos (IFs), assim se tornando uma trilha, a qual está pouco estruturada e traz um planejamento sugestivo que foi construído por instituições privadas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.