As transformações curriculares do Novo Ensino Médio em Sergipe: um olhar sobre a argumentação e o STEAM nas trilhas de aprendizagem

Autores

  • Daniela Santos de Jesus Universidade Federal de Sergipe -UFS
  • Mayara Tavares de Almeida Universidade Federal de Sergipe -UFS
  • Edson José Wartha Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.957

Palavras-chave:

Currículo, Novo ensino Médio, Trilhas de Aprendizagens, Itinerários Formativos, STEAM, Argumentação

Resumo

Neste artigo, tivemos como objetivo compreender e descrever as novas características curriculares do Novo Ensino Médio em Sergipe, com um olhar focado na argumentação e no STEAM, dentro dos Itinerários Formativos da área de Ciências da Natureza. Para isso, contamos com uma pesquisa exploratória em que uma das etapas é a análise dos documentos que norteiam a implementação do Novo Ensino Médio no estado e a segunda através de entrevistas com professores. Apoiamo-nos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Currículo de Sergipe e no documento Cartilha das Trilhas de Aprendizagem para entendermos as características de como a parte diversificada da BNCC está sendo implementada. As entrevistas com os professores nos ajudaram a entender na prática a escolha das trilhas, a distribuição da carga horária e sua ocorrência dentro da escola. No catálogo enxergamos a sua potencialidade em desenvolver a competência da argumentação, porém caberá utilizá-la como uma intenção do professor em seu planejamento. Tomando o STEAM como uma abordagem recente no Brasil, conseguimos vê-lo dentro do currículo do Novo Ensino Médio em Sergipe como uma abordagem para ser amplamente utilizada nas atividades dos Itinerários Formativos (IFs), assim se tornando uma trilha, a qual está pouco estruturada e traz um planejamento sugestivo que foi construído por instituições privadas.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Santos de Jesus, D., Tavares de Almeida, M., & Wartha, E. J. (2023). As transformações curriculares do Novo Ensino Médio em Sergipe: um olhar sobre a argumentação e o STEAM nas trilhas de aprendizagem. Com a Palavra, O Professor, 8(21), 237–256. https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.957