As implicações do Currículo de Ciências na Alfabetização Científica de estudantes indígenas de uma escola do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.959Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Currículo, Alfabetização Cientifica, Educação Indígena.Resumo
No âmbito da Educação Escolar Indígena as políticas educacionais e curriculares encontram-se no cerne das discussões. Destaca-se a problemática relacionada às implicações do currículo de ciências na alfabetização de estudantes indígenas de uma escola do Amazonas. O objetivo dessa pesquisa foi identificar como o currículo de ciências influencia no processo de alfabetização científica de estudantes indígenas a partir da análise das produções científicas publicadas pelos programas de pós-graduação existentes no brasileiro de 2014 a 2019. Neste estudo fizemos uso da pesquisa bibliográfica numa abordagem qualitativa para entender e refletir sobre as políticas educacionais e curriculares presente na categoria da Educação Escolar Indígena. O embasamento teórico contou com as ideias dos autores como Magalhães (2015), Bourdieu (1983), Chassot (2000), Almeida (2014), Gilaverte (2014). O resultado encontrado trouxe uma preocupação relevante no sentido da escassez tanto de produções como das práticas envolvendo a alfabetização no ensino de ciências do ensino fundamental I, mas também mostraram que é possível superar essa lacuna, quando evidenciamos algumas práticas em uma escola indígena no município de Alvarães – AM.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.