As implicações do Currículo de Ciências na Alfabetização Científica de estudantes indígenas de uma escola do Amazonas

Autores

  • Maria Raimunda Martins Santos Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Whasgthon Aguiar de Whasgthon Aguiar de Almeida Universidade do Estado do Amazonas - UEA

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.959

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Currículo, Alfabetização Cientifica, Educação Indígena.

Resumo

No âmbito da Educação Escolar Indígena as políticas educacionais e curriculares encontram-se no cerne das discussões. Destaca-se a problemática relacionada às implicações do currículo de ciências na alfabetização de estudantes indígenas de uma escola do Amazonas. O objetivo dessa pesquisa foi identificar como o currículo de ciências influencia no processo de alfabetização científica de estudantes indígenas a partir da análise das produções científicas publicadas pelos programas de pós-graduação existentes no brasileiro de 2014 a 2019. Neste estudo fizemos uso da pesquisa bibliográfica numa abordagem qualitativa para entender e refletir sobre as políticas educacionais e curriculares presente na categoria da Educação Escolar Indígena. O embasamento teórico contou com as ideias dos autores como Magalhães (2015), Bourdieu (1983), Chassot (2000), Almeida (2014), Gilaverte (2014). O resultado encontrado trouxe uma preocupação relevante no sentido da escassez tanto de produções como das práticas envolvendo a alfabetização no ensino de ciências do ensino fundamental I, mas também mostraram que é possível superar essa lacuna, quando evidenciamos algumas práticas em uma escola indígena no município de Alvarães – AM.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Santos, M. R. M., & Whasgthon Aguiar de Almeida, W. A. de. (2023). As implicações do Currículo de Ciências na Alfabetização Científica de estudantes indígenas de uma escola do Amazonas. Com a Palavra, O Professor, 8(21), 257–273. https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.959