Ciências e Meio Ambiente na formação inicial de professores: analisando fotografias da paisagem local
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.960Palavras-chave:
Ciências da Natureza, Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Formação inicial de professores, Fotografias, Meio AmbienteResumo
Dentre os desafios da educação contemporânea, neste artigo abordo a questão da formação inicial de professores para o Ensino de Ciências e em Educação Ambiental. Apresento fundamentos teórico-epistemológicos e metodológicos de uma estratégia de formação estruturada em princípios da complexidade, da sustentabilidade, da alfabetização científica e da didática das ciências, orientada pelo exercício de leitura e interpretação do ambiente a partir de fotografias da paisagem local. Compartilho resultados obtidos com discentes de um curso de licenciatura em Pedagogia, no contexto de uma universidade pública estadual no Brasil. Os resultados indicam que o trabalho com fotografias é um importante recurso didático-pedagógico, útil ao ensino remoto e presencial. A estratégia possibilita abordar conceitos e representações em Ciências e Meio Ambiente, desenvolvendo a percepção ambiental dos discentes por meio da leitura e interpretação da realidade local/regional. Concluo pela relevância da proposta, especialmente, tendo em vista as possibilidades de: (I) elucidar a diversidade e desvelar a complexidade ambiental; (II) e promover a articulação do saber ambiental e do saber científico na formação inicial de professores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.