Ensino de Ciências, BNCC e Formação Inicial de professores: uma investigação sobre os desafios a serem enfrentados pelos licenciandos em Biologia
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.967Palavras-chave:
Ensino de Ciências. BNCC. Formação inicial docente. Ciências Biológicas.Resumo
As discussões sobre o ensino de Ciências têm assumido, nos últimos anos, espaços significativos em eventos científicos educacionais, sobretudo daqueles que se debruçam sobre a formação inicial de professores em virtude da condição de proximidade que seus conteúdos assumem com temas de amplo destaque e impacto na vida social como, por exemplo, fenômenos ambientais que decorrem de tragédias ambientais e sociais de natureza diversa. Esse exemplo reclama pelo diálogo entre áreas de conhecimento do campo das Ciências Naturais tais como a Química e a Física e as CiênciasHumanas para melhor interpretar esses fenômenos e os impactos por eles causados. Neste contexto, os cursos de formação inicial de professores têm sido convocados a repensar sobre a formação desses futuros professores, tendo em vista as possíveis e necessárias articulações do currículo, a necessidade de (re)dimensionar o planejamento com enfoque para a interdisciplinaridade e os desafios impostos na prática pedagógica. Em face disto, esta pesquisa teve por objetivo identificar, na perspectiva dos estudantes, quais desafios se apresentam para o ensino de Ciências, notadamente a partir das novas articulações curriculares que envolvem a Química e a Física nas recentes recomendações apresentadas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Amparada pela natureza qualitativa e descritiva da pesquisa em que a coleta dos dados se deu por meio de entrevista com estudantes do curso de licenciatura em Biologia da UFRB, os dados foram analisados com o suporte da Análise de Conteúdo. Ao final, com esta pesquisa, pôde-se evidenciar que os licenciandos pesquisados reconhecem certo despreparo na sua formação, vez que admitem a presença de múltiplos desafios para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental à luz das novas recomendações. Estas reflexões anunciam as fragilidades que marcam os discursos dos estudantes e revelam, naturalmente, pistas para a formação inicial no sentido de colaborar com a prática dos futuros professores de Ciências no Ensino Fundamental numa perspectiva crítica e emancipatória.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.