O ensino de ciências no Estado de Mato Grosso do Sul: a interface da identidade pantaneira presente no currículo

Autores

  • Janete Rosa da Fonseca Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Ellen Maria Machado Santos Fernandes Rede Estadual de Mato Grosso do Sul (RE MS) e Rede Municipal de Anastácio-MS(RM A-MS)

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.968

Palavras-chave:

Currículo.Ensino de Ciências. Identidade.Pantanal

Resumo

O exercício da prática docente, em qualquer área da educação e em qualquer dos níveis de ensino, pressupõe a necessidade da realização de uma série de interseções de cunho pedagógico que o docente deve realizar, como o de levar em consideração como primeiro elemento direcionador de sua prática o currículo que a gestão da educação determina para a suas disciplinas partindo pela seleção dos conteúdos e, consequentemente, as orientações didático pedagógicas presentes nesse documento que subsidiarão a sua prática docente. O objetivo deste artigo é apresentar como se deu o processo de elaboração e implantação do Currículo para o ensino de ciências naturais no estado de Mato Grosso do Sul, nas etapas, ensino fundamental e ensino médio em interface com as questões referentes a identidade pantaneira, como as questões da cultura indígena, da cultura agrícola, num espaço geográfico onde o rural confunde-se com o urbano. Para o percurso metodológico da pesquisa realizada utilizou-se do procedimento técnico da pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. Procuramos apresentar as questões relativas ao processo de elaboração e implantação do Currículo para o ensino de ciências naturais no estado de Mato Grosso do Sul, nas etapas, ensino fundamental e ensino médio, apresentando que na interface que propomos ao analisar os documentos, nos referíamos as necessárias conexões propostas por Silva (2011), que o currículo do ensino de ciências do estado de Mato Grosso do Sul enfatizasse, entre identidade, cultura e poder.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Rosa da Fonseca, J., & Fernandes , E. M. M. S. (2023). O ensino de ciências no Estado de Mato Grosso do Sul: a interface da identidade pantaneira presente no currículo. Com a Palavra, O Professor, 8(21), 351–364. https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.968