Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação continuada online

Autores

  • Adriana Sousa Secretaria de Educação da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v3i2.109

Resumo

A pesquisa teve por objetivo analisar as possibilidades e limitações encontradas por professores de Matemática em um curso de formação continuada online na criação de materiais digitais autorais, usando os softwares GeoGebra, HagáQuê e Kino. Os professores participaram do curso de extensão universitária Formação de Professores de Matemática na Produção de Recursos Didáticos Digitais, no formato a distância online, promovido pelo Grupo de Estudo em Educação Matemática (GEEM), por meio do projeto Atividades Colaborativas e Cooperativas da Educação (ACCE). O curso contou com participantes de seis estados do país: Bahia (28), São Paulo (1), Rio Grande do Sul (3), Pará (2), Sergipe (1), Minas Gerais (1). A análise dos dados fundamentou-se na abordagem qualitativa e no constructo teórico seres-humanos-com-mídias, buscando responder ao questionamento: Quais as contribuições do curso online Formação de Professores de Matemática na Produção de Recursos Didáticos Digitais na formação continuada de professores de Matemática da educação básica? Os dados analisados foram produzidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle UESB, com as contribuições, intervenções nos fóruns de discussão, diários de bordo e chats, além de questionários aplicados fora do ambiente. Os resultados indicam que os professores perceberam a formação continuada a distância, em particular a Educação online, como possibilidade de aperfeiçoamento profissional; que o diálogo com as tecnologias digitais condicionou tanto a formação do professor quanto a prática de sala de aula, quando, interagindo com os softwares e as ferramentas disponíveis, puderam criar seus próprios recursos didáticos digitais. Nas produções, conseguiram relacionar os conteúdos matemáticos a linguagens, como animações, quadrinhos e vídeos, estabelecendo um princípio de formação que atende às demandas atuais da sociedade, visando ao ensino e à aprendizagem de forma coletiva ou colaborativa em sala de aula.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

Sousa, A. (2018). Professores de matemática e recursos didáticos digitais: contribuições de uma formação continuada online. Com a Palavra, O Professor, 3(6), 150. https://doi.org/10.23864/cpp.v3i2.109

Edição

Seção

Dissertações e Teses