Teoria das Situações Didáticas: uma proposta de ensino de Inequações utilizando a Régua Trigonometrica

Autores

  • Weriton de Souza Lobo
  • Gilson Bispo de Jesus
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga UESC

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.227

Palavras-chave:

Inequações Trigonométricas. Régua Trigonométrica. Ensino e Aprendizagem. Material Manipulável.

Resumo

Este artigo apresenta relato de uma pesquisa na qual se utilizou o material manipulável Régua Trigonométrica como instrumento para instigar a aprendizagem de inequações. Teve-se como objetivo investigar as possíveis contribuições desse material para o ensino e aprendizagem de inequações trigonométricas, tomando como referência o seno de um arco. A hipótese era que a aplicação de uma sequência de atividades que tomasse como referência esse material, poderia favorecer uma aprendizagem com mais significado por parte dos alunos. O referencial teórico utilizado foi a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, o que favoreceu a construção do conhecimento matemático pelo próprio educando. Os aspectos metodológicos tiveram como base a pesquisa qualitativa, juntamente com alguns pressupostos da Engenharia Didática, o que contribuiu para o alcance do objetivo. Como resultado, verificou-se que o uso deste material manipulável auxiliou no processo de aprendizagem dos estudantes colaboradores da pesquisa. Após a aplicação das atividades, observou-se que os alunos aprimoraram e/ou construíram conhecimentos a respeito do objeto matemático destacado.

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Publicado

2017-10-02

Como Citar

Lobo, W. de S., Jesus, G. B. de, & Madruga, Z. E. de F. (2017). Teoria das Situações Didáticas: uma proposta de ensino de Inequações utilizando a Régua Trigonometrica. Com a Palavra, O Professor, 2(4), 25–46. https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.227

Edição

Seção

Experiências de Sala de Aula