Teoria das Situações Didáticas: uma proposta de ensino de Inequações utilizando a Régua Trigonometrica
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.227Palavras-chave:
Inequações Trigonométricas. Régua Trigonométrica. Ensino e Aprendizagem. Material Manipulável.Resumo
Este artigo apresenta relato de uma pesquisa na qual se utilizou o material manipulável Régua Trigonométrica como instrumento para instigar a aprendizagem de inequações. Teve-se como objetivo investigar as possíveis contribuições desse material para o ensino e aprendizagem de inequações trigonométricas, tomando como referência o seno de um arco. A hipótese era que a aplicação de uma sequência de atividades que tomasse como referência esse material, poderia favorecer uma aprendizagem com mais significado por parte dos alunos. O referencial teórico utilizado foi a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, o que favoreceu a construção do conhecimento matemático pelo próprio educando. Os aspectos metodológicos tiveram como base a pesquisa qualitativa, juntamente com alguns pressupostos da Engenharia Didática, o que contribuiu para o alcance do objetivo. Como resultado, verificou-se que o uso deste material manipulável auxiliou no processo de aprendizagem dos estudantes colaboradores da pesquisa. Após a aplicação das atividades, observou-se que os alunos aprimoraram e/ou construíram conhecimentos a respeito do objeto matemático destacado.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.