Geometria na educação infantil: abordagem em livros didáticos integrados

Autores

  • Anaelize Anjos Oliveira UFPE
  • Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.238

Palavras-chave:

Livro didático, Geometria, Educação Infantil

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar o trabalho com Geometria em livros didáticos integrados da Educação Infantil. Para isso, buscamos identificar e analisar os tipos e a frequência das atividades relacionadas a este eixo da Matemática trabalhadas em três coleções integradas de livros didáticos deste nível de ensino. Os resultados apontam que tais livros trabalham a Geometria a partir das dimensões constituintes do campo geométrico, defendidas no presente estudo como a organização do esquema corporal, a orientação e a percepção espacial e as figuras e formas. Contudo, concluímos que mesmo trabalhando na perspectiva do ensino destas competências, as coleções, de um modo geral, apenas identificam como sendo de Geometria as atividades que trabalham com as figuras bidimensionais e tridimensionais e as transformações geométricas.

Downloads

Publicado

2017-10-02

Como Citar

Oliveira, A. A., & Pessoa, C. A. dos S. (2017). Geometria na educação infantil: abordagem em livros didáticos integrados. Com a Palavra, O Professor, 2(4), 105–131. https://doi.org/10.23864/cpp.v2i3.238