Geometria na educação infantil: abordagem em livros didáticos integrados

  • Anaelize Anjos Oliveira UFPE
  • Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
Palavras-chave: Livro didático, Geometria, Educação Infantil

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar o trabalho com Geometria em livros didáticos integrados da Educação Infantil. Para isso, buscamos identificar e analisar os tipos e a frequência das atividades relacionadas a este eixo da Matemática trabalhadas em três coleções integradas de livros didáticos deste nível de ensino. Os resultados apontam que tais livros trabalham a Geometria a partir das dimensões constituintes do campo geométrico, defendidas no presente estudo como a organização do esquema corporal, a orientação e a percepção espacial e as figuras e formas. Contudo, concluímos que mesmo trabalhando na perspectiva do ensino destas competências, as coleções, de um modo geral, apenas identificam como sendo de Geometria as atividades que trabalham com as figuras bidimensionais e tridimensionais e as transformações geométricas.
Publicado
2017-10-02
Seção
Artigos