Perspectivas em relação ao ensino de geometria de alguns alunos de um curso de Licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.273

Palavras-chave:

Ensino de Geometria, Prática como Componente Curricular, Formação Inicial de Professores

Resumo

Neste texto nosso objetivo é discutir o que esperam e quais são as perspectivas de alunos de um curso de licenciatura em Matemática sobre o ensino de Geometria, ao iniciar a disciplina de Prática como Componente Curricular II. Nos primeiros contatos com os alunos aplicamos um questionário no intuito de coletar informações sobre seus conhecimentos específicos a respeito de alguns conteúdos geométricos e sua forma de ensino. Neste texto, apresentamos uma análise dos registros dos alunos, ao responderem esse instrumento. As respostas dos alunos nos revelaram algumas concepções a respeito do ensino, da aprendizagem, dos conteúdos e, até mesmo, de suas interpretações e sua própria profissão.

Referências

BISHOP, A. J. What are some obstacles to learning geometry? In: Studies in mathematics education Teaching of geometry. Edited by Robert Morris, França.1986.

BLANCO, Lorenzo J.; BARRANTES, Manuel. Concepções de estudantes para professores na Espanha sobre geometria escolar e seu ensino-aprendizagem. Revista Latino-Americana de Pesquisa em Matemática Educacional, RELIM, v.6, n.2 P. 107-132, 2003.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática - 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. Brasília, 1998.

_____, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

BROUSSEAU, G. La théorie des situations didactiques, Le cours de Montréal, 1997. Disponível em , acesso em: 12 jun. 2012.

BUENO, S. Minidicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. São Paulo: FTD, 2007.

LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBM, ano 3, nº. 4, p. 3-13, 1°sem. 1995.

LORENZATO, S. Para aprender Matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. Coleção Formação de Professores.

MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente. v.01, nº 01, p. 109-13. Belo Horizonte, 2009.

PONTE, J. P.; JANUÁRIO, C.; FERREIRA, I. C. Por uma Formação Inicial de Professores de Qualidade. Documento de trabalho da Comissão ad hoc do CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) para a formação de professores, 2000.

SILVA, C. V. A prática docente e sua influência na construção de conceitos geométricos: um estudo sobre o ensino e a aprendizagem da simetria ortogonal. Tese (doutorado em Educação Matemática) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - São Paulo, 2015.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. COLEGIADO DE MATEMÁTICA. Projeto de Renovação do Curso, 2009.

Downloads

Publicado

2021-05-01

Como Citar

Perovano, A. P., & Silva, C. V. (2021). Perspectivas em relação ao ensino de geometria de alguns alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. Com a Palavra, O Professor, 6(14), 1–15. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.273