Perspectivas em relação ao ensino de geometria de alguns alunos de um curso de Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.273Palavras-chave:
Ensino de Geometria, Prática como Componente Curricular, Formação Inicial de ProfessoresResumo
Neste texto nosso objetivo é discutir o que esperam e quais são as perspectivas de alunos de um curso de licenciatura em Matemática sobre o ensino de Geometria, ao iniciar a disciplina de Prática como Componente Curricular II. Nos primeiros contatos com os alunos aplicamos um questionário no intuito de coletar informações sobre seus conhecimentos específicos a respeito de alguns conteúdos geométricos e sua forma de ensino. Neste texto, apresentamos uma análise dos registros dos alunos, ao responderem esse instrumento. As respostas dos alunos nos revelaram algumas concepções a respeito do ensino, da aprendizagem, dos conteúdos e, até mesmo, de suas interpretações e sua própria profissão.Referências
BISHOP, A. J. What are some obstacles to learning geometry? In: Studies in mathematics education Teaching of geometry. Edited by Robert Morris, França.1986.
BLANCO, Lorenzo J.; BARRANTES, Manuel. Concepções de estudantes para professores na Espanha sobre geometria escolar e seu ensino-aprendizagem. Revista Latino-Americana de Pesquisa em Matemática Educacional, RELIM, v.6, n.2 P. 107-132, 2003.
BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática - 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental. Brasília, 1998.
_____, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
BROUSSEAU, G. La théorie des situations didactiques, Le cours de Montréal, 1997. Disponível em , acesso em: 12 jun. 2012.
BUENO, S. Minidicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. São Paulo: FTD, 2007.
LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBM, ano 3, nº. 4, p. 3-13, 1°sem. 1995.
LORENZATO, S. Para aprender Matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. Coleção Formação de Professores.
MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista brasileira de pesquisa sobre formação docente. v.01, nº 01, p. 109-13. Belo Horizonte, 2009.
PONTE, J. P.; JANUÁRIO, C.; FERREIRA, I. C. Por uma Formação Inicial de Professores de Qualidade. Documento de trabalho da Comissão ad hoc do CRUP (Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) para a formação de professores, 2000.
SILVA, C. V. A prática docente e sua influência na construção de conceitos geométricos: um estudo sobre o ensino e a aprendizagem da simetria ortogonal. Tese (doutorado em Educação Matemática) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - São Paulo, 2015.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. COLEGIADO DE MATEMÁTICA. Projeto de Renovação do Curso, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.