Teodolito caseiro: construindo significados para conceitos das razões trigonométricas (seno, cosseno e tangente)
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.320Palavras-chave:
teodolito caseiro, problemas, razões trigonométricas.Resumo
Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre uma atividade desenvolvida com turmas da 2ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual de Urandi, na cidade de Urandi BA. As aulas de matemática são rotuladas pelos alunos, como monótonas e desinteressantes, pois na maioria das vezes eles não vêm a pratica dos conteúdos trabalhados em sala de aula. No estudo da trigonometria é imprescindível a resolução de situações problemas, já que muitos dos exercícios a serem resolvidos apresentam aspectos contextualizados com o dia a dia. Desse modo, o foco dessa atividade foi motivar os alunos a construírem suas próprias problemáticas sobre conceitos básicos trigonométricos (seno, cosseno e tangente), através da construção e utilização de um teodolito caseiro. Buscando dessa forma, a caracterização da matemática como uma disciplina essencial e de significados para a sua vida. E despertando e fomentando assim, uma postura mais ativa dos estudantes frente à essa disciplina que é tão estigmatizada em nossa sociedade.Referências
DAMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: Da teoria à prática. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática)
FILHO, A. R. N.; SANTOS, R.E.; SILVA, J.E.S. Aplicações do Teodolito Caseiro e Virtual no Ensino da Trigonometria. Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Vitória do Jari, 2015. Disponível em: http://www2.unifap.br/matematicaead/files/2016/03/TCC-FINALIZADO.pdf. Acesso em: 18/01/2019.
FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino de Matemática. Texto extraído do Boletim SBEM SP, Ano 4, nº 7 (1990). Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/jogos/Fiorentini_Miorin.pdf. Acesso em 19/01/2019
GIANCATERINO. Roberto. A matemática sem rituais. Rio de Janeiro RJ: Wak Ed. 2009.
KARNAL, Leandro. Conversas com um jovem professor. 1 ed., 6ª reimpressão. São Paulo: contexto 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.