Teodolito caseiro: construindo significados para conceitos das razões trigonométricas (seno, cosseno e tangente)

Palavras-chave: teodolito caseiro, problemas, razões trigonométricas.

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre uma atividade desenvolvida com turmas da 2ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual de Urandi, na cidade de Urandi – BA. As aulas de matemática são rotuladas pelos alunos, como monótonas e desinteressantes, pois na maioria das vezes eles não vêm a pratica dos conteúdos trabalhados em sala de aula. No estudo da trigonometria é imprescindível a resolução de situações problemas, já que muitos dos exercícios a serem resolvidos apresentam aspectos contextualizados com o dia a dia. Desse modo, o foco dessa atividade foi motivar os alunos a construírem suas próprias problemáticas sobre conceitos básicos trigonométricos (seno, cosseno e tangente), através da construção e utilização de um teodolito caseiro. Buscando dessa forma, a caracterização da matemática como uma disciplina essencial e de significados para a sua vida. E despertando e fomentando assim, uma postura mais ativa dos estudantes frente à essa disciplina que é tão estigmatizada em nossa sociedade.

Referências

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: Da teoria à prática. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática)

FILHO, A. R. N.; SANTOS, R.E.; SILVA, J.E.S. Aplicações do Teodolito Caseiro e Virtual no Ensino da Trigonometria. Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Vitória do Jari, 2015. Disponível em: http://www2.unifap.br/matematicaead/files/2016/03/TCC-FINALIZADO.pdf. Acesso em: 18/01/2019.

FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino de Matemática. Texto extraído do Boletim SBEM – SP, Ano 4, nº 7 (1990). Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/jogos/Fiorentini_Miorin.pdf. Acesso em 19/01/2019

GIANCATERINO. Roberto. A matemática sem rituais. Rio de Janeiro – RJ: Wak Ed. 2009.

KARNAL, Leandro. Conversas com um jovem professor. – 1 ed., 6ª reimpressão. – São Paulo: contexto 2017.

Publicado
2021-05-01
Como Citar
Silva, M. (2021). Teodolito caseiro: construindo significados para conceitos das razões trigonométricas (seno, cosseno e tangente). Com a Palavra, O Professor, 6(14), 16-24. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.320