Introdução ao estudo da Teoria dos Grafos: uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.324

Palavras-chave:

Geogebra; Teoria dos Grafos; Sequência Didática.

Resumo

Neste trabalho realizou-se a investigação e a criação de uma proposta pedagógica para o estudo da Teoria dos Grafos em ambientes informatizados, através do software Geogebra. Assim, este artigo objetiva, por meio do relato de uma prática de ensino e aprendizagem com estudantes do ensino médio da rede pública do Vale do Rio dos Sinos/ RS, propor a introdução da Teoria dos Grafos na educação básica. A abordagem elaborada teve como aporte teórico a teoria do desenvolvimento proximal e baseou-se na metodologia da sequência didática. Desse modo, o trabalho, na perspectiva da pesquisa qualitativa, investigou como problemática se: É pertinente à introdução do estudo da Teoria dos Grafos na educação básica? Nesse sentido, constatou-se que a aplicação de conteúdos não tradicionais no currículo pode, em sala de aula, possibilitar experiências pedagógicas mais dinâmicas e atrativas, tanto para os estudantes quanto para os professores, facilitando assim os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Como Citar

da Silva, L. F. (2022). Introdução ao estudo da Teoria dos Grafos: uma proposta de sequência didática para o Ensino Médio. Com a Palavra, O Professor, 7(17), 1–13. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.324