Abordagens da multiplicação em livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul (1960-1978)
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.330Palavras-chave:
Livro Didático; Matemática Moderna; Ensino Primário; MultiplicaçãoResumo
Em meados do século XX um importante movimento de renovação do ensino da Matemática se desenvolveu mundialmente, influenciando os saberes profissionais dos professores e também a produção didática para o ensino dessa disciplina. Considerando a importância dos livros didáticos como fonte de saberes para os professores, esse texto apresenta um estudo sobre as transformações, decorrentes do Movimento da Matemática Moderna, que geraram diferentes abordagens da operação da multiplicação em três coleções de livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul, para o ensino primário, no período de 1960-1978: Estrada Iluminada e Nossa Terra Nossa Gente (em duas versões). O estudo, de cunho histórico, privilegiou a análise documental de 17 volumes de livros das coleções citadas e adota como referencial teórico-metodológico a História Cultural, a partir de autores como Roger Chartier. Tem por principal objetivo analisar as mudanças de abordagem da operação da multiplicação nos livros das coleções citadas. Verificou-se que a operação da multiplicação teve sua abordagem modificada em função de um novo conteúdo, a Teoria dos Conjuntos.Downloads
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