Avaliando a temática inclusão no contexto da revista nova escola: corpo, produção de conhecimento e imaginário social em discussão

Autores

  • Samuel Gonçalves Pinto Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ponte Nova
  • Carlos da Fonseca Brandão
  • Chelsea M. de Campos Martins

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.354

Palavras-chave:

Inclusão; Revista Nova Escola; Avaliação

Resumo

A presente pesquisa buscou investigar as edições e reportagens da Revista Nova Escola durante o período de 2003-2010, utilizando-se como critério, as que abordaram o tema inclusão enquanto política pública. O procedimento metodológico aplicado por meio da análise do discurso de sete textos avaliados, sendo seis reportagens e uma entrevista. A referida revista por se direcionar ao docente enquanto potencial leitor, trata de temas pertinentes à sua atuação profissional, se mostrando assim, um potencial instrumento formativo. Pode-se concluir que o tema da inclusão foi debatido e defendido como ação positiva, desde a inclusão de pessoas com deficiência, passando pela inclusão de gênero à inclusão digital. Contudo, no contexto de analisar a temática inclusão diante à postura das reportagens publicadas na Revista Nova Escola, constatou-se que apenas uma reportagem tratou da questão inclusão enquanto política pública, no entanto, se posicionando de forma positiva e sem crítica dessa questão, limitando-se aos aspectos de âmbito escolar.  

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

Pinto, S. G., Brandão, C. da F., & Martins, C. M. de C. (2019). Avaliando a temática inclusão no contexto da revista nova escola: corpo, produção de conhecimento e imaginário social em discussão. Com a Palavra, O Professor, 4(10), 35–52. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.354