Avaliação em larga escala e currículo: relações entre o PISA e a BNCC
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.370Palavras-chave:
Avaliação em Larga Escala, Currículo, PISA, BNCC, MatemáticaResumo
O presente artigo tem como objetivo fazer um estudo comparativo entre os documentos oficiais do PISA e da BNCC de Matemática, evidenciando e discutindo alguns conceitos e definições como processos, letramento, habilidades e conteúdos estruturantes, abordados nos documentos. Primeiramente apresentamos algumas reflexões sobre como as avaliações externas e em larga escala refletem no processo de ensino e aprendizagem em Matemática, traçamos também um breve histórico sobre o sistema educacional brasileiro até a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo abordado também um breve histórico sobre avaliação em larga escala no Brasil, tendo por enfoque o PISA. A pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo utilizada a análise documental para fazer as relações entre os documentos oficiais do PISA e da BNCC, verificamos especificamente a parte de Matemática de ambos os documentos. Ficam ainda alguns questionamentos em relação aos documentos, entretanto foi possível evidenciar a relação e a influência que as avaliações externas e em larga escala ocasionam nas políticas públicas educacionais, em especial a estrutura da nova BNCC.Downloads
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