Democratização do ensino por meio da prática avaliativa: três cenários em aulas de matemática

Autores

  • André Luis Trevisan UTFPR
  • Marcele Tavares Mendes UTFPR
  • Anna Flávia Magnoni Vieira UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.395

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem escolar, Prova escrita, Prova em fases, Relatório escrito

Resumo

Este texto ancorou-se em uma perspectiva de avaliação enquanto prática de investigação e oportunidade de aprendizagem, tendo em vista sua exploração em caráter formativo, como possível caminho para democratização do ensino e do conhecimento elaborado em sala de aula. Para tanto, apresentaram-se três cenários avaliativos vivenciados a partir das práticas dos autores, por meio de da utilização de instrumentos de avaliação: a prova escrita; a prova escrita em fases e o relatório escrito. Por meio da discussão acerca desses cenários, foi possível evidenciarmos possibilidades de uma prática avaliativa enquanto meio para democratização da prática pedagógica.

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

Trevisan, A. L., Mendes, M. T., & Magnoni Vieira, A. F. (2019). Democratização do ensino por meio da prática avaliativa: três cenários em aulas de matemática. Com a Palavra, O Professor, 4(10), 154–172. https://doi.org/10.23864/cpp.v4i10.395