A organização do Ensino de Matemática na primeira Escola Normal Secundária Pública de Foz do Iguaçu (1958-1960)
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v4i1.406Palavras-chave:
Organização do ensino da Matemática, Escola Normal Secundária, Contexto HistóricoResumo
Este artigo apresenta uma investigação acerca da organização do ensino da matemática na primeira turma da Escola Normal Secundária pública do município de Foz do Iguaçu. Buscar-se-á resposta para a seguinte questão: Como o contexto histórico influenciou na organização do ensino da matemática na primeira Escola Normal Secundária pública do município de Foz do Iguaçu? Realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental constatando que, na época da implementação da referida escola, o ensino normal seguia as determinações de Brasil (1946) e do estado do Paraná (1955-1958), evidenciando um alinhamento com a organização do ensino de matemática implementado no estado de São Paulo idealizado por Osvaldo Sangiorgi (1924-2017) que concebia a formação matemática dos futuros professores primários primordial para possibilitar mudanças no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, a pesquisa documental nos arquivos inativos da escola indica ausência de registros destas inovações na organização do ensino da matemática e, somente, aparecem indícios de implementação no ano de 1960. Consideram-se que as dificuldades no período de criação da referida escola, entre elas: professores com a formação mínima exigida pela legislação, estrutura da instituição de ensino, bem como a dificuldade de deslocamento fora decisiva para a não efetivação da mudança na organização do ensino da matemática.Downloads
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