Educação inclusiva e ensino de ciências: análise dos trabalhos publicados no ENPEC entre 2007 e 2017
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.494Palavras-chave:
Formação de professores. Educação Inclusiva. Ensino de Ciências e Biologia.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as tendências das pesquisas na área de Ciências Naturais e Biologia, no sentido de atender às orientações da Educação Inclusiva e desvelar o que tem sido produzido, a fim de contribuir tanto para a formação docente quanto para o desenvolvimento cognitivo de todos os estudantes. Para isso, foram analisados os trabalhos publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período de 2007 a 2017 que se relacionam com o ensino de Ciências e Biologia na perspectiva inclusiva. A pesquisa tem abordagem quali-quantitativa, classificada como estado do conhecimento. Para análise foram selecionados 88 trabalhos, dentre os quais 33 abordam a temática da Educação Inclusiva. A análise de conteúdo foi adotada como metodologia de análise dos dados. Os resultados indicam que a tendência das publicações analisadas está voltada para a área de ensino de Ciências Naturais, na formação inicial de professores para atuar na Educação Inclusiva de alunos com deficiência auditiva ou visual. O uso de materiais ou recursos didáticos é ressaltado como relevante durante o processo de ensino dos conceitos científicos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.