Atribuição de significados ao conteúdo matemático. -Uma perspetiva de contextualização de Acréscimo e Diferencial de y = f(x), no 1º Ano de Ciências Exactas do ISCED/HUILA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v5i13.538

Palavras-chave:

Professor, estudante, significado, acréscimo, diferencial.

Resumo

A atribuição de significado à um determinado conteúdo matemático, tem a ver com o processo de contextualização do referido conteúdo, isto é, manifestar a importância social e técnica que o conteúdo matemático tem para o quotidiano. É comum dizer-se por parte de estudantes e não só; o porquê se aborda e aprende conteúdos matemáticos sem saber onde aplica-los. Esta situação remete à todos atores de Ensino, professores, estudantes e fazedores de políticas educativas a pôr cobro à falta de visão sobre a aplicabilidade de conteúdos matemáticos e divisar os objetivos nas vertentes: a) de desenvolver, em geral, o pensamento, o raciocínio lógico da pessoa e b) de garantir o campo de aplicabilidade das noções de acréscimo e de diferencial da função y = f(x) em situações de vida prática. Estas vertentes, concorrem para potenciar a estrutura mental do estudante, transferir o conhecimento adquirido à experiência da vida, aplicando as noções do acréscimo e do diferencial de y = f(x) em problemas que espelham situações vivenciadas. Assim, atribuir significados ao conteúdo matemático é dar importância ao mesmo conteúdo na resolução de problemas do dia-a-dia, implicando a aplicação de acréscimo e diferenciais da função y =f(x).

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Nolasco, B. B. dos S. (2020). Atribuição de significados ao conteúdo matemático. -Uma perspetiva de contextualização de Acréscimo e Diferencial de y = f(x), no 1º Ano de Ciências Exactas do ISCED/HUILA. Com a Palavra, O Professor, 5(13), 255–272. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i13.538