Atribuição de significados ao conteúdo matemático. -Uma perspetiva de contextualização de Acréscimo e Diferencial de y = f(x), no 1º Ano de Ciências Exactas do ISCED/HUILA
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v5i13.538Palavras-chave:
Professor, estudante, significado, acréscimo, diferencial.Resumo
A atribuição de significado à um determinado conteúdo matemático, tem a ver com o processo de contextualização do referido conteúdo, isto é, manifestar a importância social e técnica que o conteúdo matemático tem para o quotidiano. É comum dizer-se por parte de estudantes e não só; o porquê se aborda e aprende conteúdos matemáticos sem saber onde aplica-los. Esta situação remete à todos atores de Ensino, professores, estudantes e fazedores de políticas educativas a pôr cobro à falta de visão sobre a aplicabilidade de conteúdos matemáticos e divisar os objetivos nas vertentes: a) de desenvolver, em geral, o pensamento, o raciocínio lógico da pessoa e b) de garantir o campo de aplicabilidade das noções de acréscimo e de diferencial da função y = f(x) em situações de vida prática. Estas vertentes, concorrem para potenciar a estrutura mental do estudante, transferir o conhecimento adquirido à experiência da vida, aplicando as noções do acréscimo e do diferencial de y = f(x) em problemas que espelham situações vivenciadas. Assim, atribuir significados ao conteúdo matemático é dar importância ao mesmo conteúdo na resolução de problemas do dia-a-dia, implicando a aplicação de acréscimo e diferenciais da função y =f(x).Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.