Tabela periódica e aprendizagem: uma análise da construção de enunciados em avaliações escritas
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.552Palavras-chave:
Avaliação da Aprendizagem. Ensino de Ciências. Prova escrita. Tabela Periódica.Resumo
A avaliação da aprendizagem é conceituada, na literatura especializada, como um mecanismo regulador e orientador das práticas educativas. Pesquisas revelam que a prática avaliativa implementada no ensino de ciências tem como protagonista, normalmente, a prova escrita, atuando como um instrumento classificatório, excludente e elitista. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo central traçar um panorama analítico dos enunciados propostos em questões de provas escritas de química elaboradas por uma amostragem de professores de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou-se dos preceitos da análise documental para verificar o formato pedagógico dos enunciados das questões que trataram sobre tabela periódica, tendo como referencial Neus Sanmartí e Iván Marchán-Carvajal (2014). Os resultados da pesquisa evidenciaram que os enunciados elaborados pelos sujeitos da pesquisa são do tipo tradicional, configurando-se, em sua maioria, de forma fechada e perpassando pelas três subcategorias estabelecidas pelo referencial teórico (Mnemônica 63,64%, Pseudoinovadora 27,27%, Pseudoinformativa 9,09%). Nesse contexto, a verificação da aprendizagem, sobre tabela periódica, torna-se tradicional, evidenciando a memorização como ponto-chave do processo. Ressalta-se a necessidade de discussão e formação pedagógica para rompimentos de visões simplistas acerca da avaliação da aprendizagem sobre todo o conhecimento de química, principalmente naqueles que compilam informações básica dessa área, como no caso da tabela periódicaDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.