A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.724

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Colaboração, Formação de professores que ensinam Matemática, Práticas colaborativas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a potencialidade de projetos de extensão universitária na constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam Matemática. Para tanto, tomou-se como análise duas experiências vivenciadas em duas Instituições de Ensino Superior distintas. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo descritivo que considerou como instrumento de dados os relatórios elaborados pelos coordenadores dos projetos analisados. Para a análise, inicialmente, considerou-se a descrição das experiências para, então, refletir sobre os aspectos característicos do trabalho colaborativo que foram revelados. A análise se estruturou em três eixos, a saber: i) intencionalidade dos coordenadores dos projetos; ii) espaço, participação e dinâmica do grupo e iii) reciprocidade de aprendizagem. Os resultados apontam que a proposição de projetos de extensão universitária se revela como lócus potencial para a constituição de espaços colaborativos num movimento de ruptura com estruturas hierarquizadas na formação de professores que ensinam Matemática. Além disso, se faz necessário a ampliação e a divulgação da perspectiva colaborativa entre os  formadores com vistas a mobilizá-los a assumirem esta postura epistemo-política em suas práticas.

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

Tinti, D. da S., & Silva, J. F. da. (2021). A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática. Com a Palavra, O Professor, 6(14), 337–352. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i14.724