O processo formativo na disciplina de “TIC´s” do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM- UFT
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.745Palavras-chave:
Aprendizagem Inventiva; Formação de Professores; Tecnologias da Informação e Comunicação; Ensino de Ciência e Matemática.Resumo
Neste Relato de Experiência, divulgamos ações e práticas frutos da inventividade no processo formativo de futuros mestres em Ensino de Ciências e Matemática, na disciplina de “Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática”, do Programa de Pós-Graduação PPGecim da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Araguaína. Invenções relacionadas a produtos tecnológicos que registram, em banco de dados na internet, as medidas de: temperatura, umidade e monóxido de carbono, foram construídas nesta disciplina. Aqui nosso objetivo foi compreender como esses modificam as concepções de futuros mestres-professores no decorrer do processo educativo. Constatamos a importância/necessidade do trabalho coletivo, para constituir uma rede de professores desenvolvedores de tecnologias educativas com paixão em aprender/ensinar a invenção de tecnologias digitais, ciência e matemática. Essa Aprendizagem Inventiva em rede deslocaram os sujeitos de aulas com padrões cristalizados para a dinamicidade da ação criadora, o que nos possibilitou averiguar a urgente necessidade de políticas públicas que contribuam para a formação de professores inventivos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.