O processo formativo na disciplina de “TIC´s” do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM- UFT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.745

Palavras-chave:

Aprendizagem Inventiva; Formação de Professores; Tecnologias da Informação e Comunicação; Ensino de Ciência e Matemática.

Resumo

Neste Relato de Experiência, divulgamos ações e práticas frutos da inventividade no processo formativo de futuros mestres em Ensino de Ciências e Matemática, na disciplina de “Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática”, do Programa de Pós-Graduação PPGecim da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Araguaína. Invenções relacionadas a produtos tecnológicos que registram, em banco de dados na internet, as medidas de: temperatura, umidade e monóxido de carbono, foram construídas nesta disciplina. Aqui nosso objetivo foi compreender como esses modificam as concepções de futuros mestres-professores no decorrer do processo educativo. Constatamos a importância/necessidade do trabalho coletivo, para constituir uma rede de professores desenvolvedores de tecnologias educativas com paixão em aprender/ensinar a invenção de tecnologias digitais, ciência e matemática. Essa Aprendizagem Inventiva em rede deslocaram os sujeitos de aulas com padrões cristalizados para a dinamicidade da ação criadora, o que nos possibilitou averiguar a urgente necessidade de políticas públicas que contribuam para a formação de professores inventivos.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

Parreira, U. Q., Alves, D. B., & Lima, A. T. (2023). O processo formativo na disciplina de “TIC´s” do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM- UFT. Com a Palavra, O Professor, 8(21), 74–84. https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.745