O ensino de Matemática no Grupo Escolar Conselheiro Zacarias em Valença-Ba (1948-1982)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.832

Palavras-chave:

História da Matemática Escolar. Ensino Primário. Grupo Escolar

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo entender de que forma se deu o Ensino Primário de Matemática no Grupo Escolar Conselheiro Zacarias, fundado em 1948 e extinto em 1982, período que se reconstruiu uma história dessa instituição na cidade de Valença-BA. Na perspectiva de uma pesquisa historiográfica, utilizamos para análise fontes documentais e orais: documentos oficiais e escolares, assim como entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e ex-estudantes, à luz dos estudos teóricos de Chartier (2002), que versa sobre a História Cultural, de Chervel (1990), que trata da História das Disciplinas Escolares, e de Julia (2001) que estuda a Cultura Escolar. Partindo desse pressuposto, a questão norteadora da pesquisa foi: De que forma se deu o Ensino Primário de Matemática na cidade de Valença, interior da Bahia, no Grupo Escolar Conselheiro Zacarias? Os resultados nos permitem concluir que o desenvolvimento do ensino de Matemática no primeiro Grupo Escolar de Valença foi marcado pela presença do ensino de Aritmética, tendo como dispositivo pedagógico o uso da tabuada, destacando um ensino memorativo, os vestígios de uma cultura escolar baseada na ordem, ética, respeito à pátria e castigos simbólicos aos estudantes indisciplinados.   Palavras-chave: História da Matemática Escolar. Ensino Primário. Grupo Escolar.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Pereira, T. de S. (2022). O ensino de Matemática no Grupo Escolar Conselheiro Zacarias em Valença-Ba (1948-1982). Com a Palavra, O Professor, 7(17), 441. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.832