Matemática e Arte: Uma análise das obras produzidas para o Salão de Arte Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i17.833Palavras-chave:
Matemática. Arte. Salão de Arte Matemática.Resumo
A Matemática está vinculada ao processo cognitivo humano, à maneira como é construído o conhecimento. A Arte está relacionada às emoções, à idealização do que é belo. Aprender Matemática por meio da arte é uma ideia que pode ser percebida ao longo da história dessa ciência, pois muitos filósofos, geômetras e arquitetos desenvolveram projetos nos quais a Matemática foi elemento e a partir dos quais lhes foi necessário descobrir propriedades, criar fórmulas, enfim, aprender Matemática. Visando uma ampliação das discussões tecidas sobre as relações entre Matemática e Arte no âmbito da educação, esta dissertação tem como objetivo analisar as relações entre Matemática e Arte estabelecidas por estudantes e professores da Educação Básica e estudantes de Licenciatura nas obras produzidas para o Salão de Arte Matemática, um evento realizado pelo Grupo de Estudos em Educação Matemática, por meio do programa de extensão Atividades Colaborativas e Cooperativas em Educação, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Configura uma investigação com abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da análise de obras de arte e suas descrições, produzidas por professores e estudantes da Educação Básica e estudantes de Licenciatura. Com base nos pressupostos da Análise de Conteúdo, fomos em busca de respostas para a seguinte questão: Quais as relações entre Matemática e Arte são estabelecidas por estudantes e professores da Educação Básica e estudantes de Licenciatura nas obras produzidas para o Salão de Arte Matemática? Os resultados apontam que tais relações se estabelecem mediante um cenário que evidencia o conhecimento geométrico, considerando que a maioria das produções se valeram de conceitos da Geometria para serem concretizadas e revelam a importância dessa integração de saberes matemáticos e artísticos, enfatizando o trabalho proposto pelo SAM, de modo que, possibilitou um descortinar da matemática, até então, tida como uma ciência rígida, com limites bem definidos e sem qualquer possibilidade de abertura para caminhos mais contextualizados. Espera-se que esta pesquisa possa, de algum modo, contribuir com estudantes e professores na concepção de uma Matemática mais concreta. Palavras-chave: Matemática. Arte. Salão de Arte Matemática.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.