Aulas práticas experimentais de bioquímica para o Ensino Médio e o seu papel no protagonismo estudantil
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.955Palavras-chave:
Extensão Universitária, Letramento Científico, Práticas experimentais, Laboratório em BioquímicaResumo
O ensino de Ciências é bastante desafiador, principalmente ao analisarmos as aulas focadas em Bioquímica, já que são prejudicadas pela falta de aulas experimentais. Para a realização de aulas práticas é necessário ambientes apropriados e com manutenção diária, muitas vezes inexistente por falta de recursos e de pessoal técnico responsável. A ausência do ambiente laboratorial para essas aulas impossibilita uma melhor assimilação sobre diversos conteúdos e por se tratar de temas por vezes abstratos, cria um distanciamento dos alunos para com o abordado pelo professor. Para tentar minimizar esse fator, foi elaborada e aplicada a Oficina de Bioquímica para estudantes de ensino médio de escolas públicas. A atividade foi dividida em dois momentos: aula expositiva para apresentação da temática e aplicação de três práticas, sendo estas, a de permeabilidade da membrana, metabolismo celular e fermentação. Como método de avaliação, os participantes preencheram um caderno de feedback contendo perguntas relacionadas à aula introdutória, dinâmica executada, o conhecimento prévio e adquirido, além do interesse em aprender mais sobre os assuntos após a atividade. Os alunos deram nota máxima para a maioria dos aspectos avaliados, afirmando que a atividade melhorou a compreensão sobre os assuntos apresentados e que a dinâmica e aula teórica foram bastante satisfatórias. Dessa forma, conclui-se que essa ação ocorreu de forma exitosa, promovendo Educação Científica na área da Bioquímica, além do papel social de proporcionar a vivência de discentes de escola pública no ambiente da universidade e agregar para a formação dos graduandos organizadores da Oficina de Bioquímica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.