Testando e relatando os conhecimentos químicos: indicadores de alfabetizacão científica nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v8i21.965Palavras-chave:
Conhecimentos químicos, Alfabetização Científica, Anos iniciais, Ensino por investigação, indicadores de alfabetização científicaResumo
Ao chegar à escola o estudante dos anos iniciais traz consigo conhecimentos e perguntas que podem tomar parte das aulas de Ciências e que, por vezes, surpreendem e revelam interesse ao que acontece em seu contexto de vivências. Diante disso, este artigo apresenta uma experiência para o Ensino de Ciências vivenciada por uma professora dos anos iniciais que se propôs a fomentar a alfabetização científica em suas aulas. Desta experiência destacamos o planejamento e realização, em parceria, de uma sequência de ensino investigativo realizada com estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental, com base em habilidades de Ciências da Natureza, unidade temática matéria e energia, da BNCC. Apresentamos como pergunta de pesquisa: quais ndicadores de alfabetização científica são mobilizados, nas expressões orais e/ou escritas, por estudantes do 4º ano ao vivenciarem práticas investigativas acerca das transformações e o processo de enferrujamento? O objetivo da pesquisa foi identificar quais indicadores de alfabetização científica são manifestados por estudantes no trabalho com conhecimento químico no ensino de Ciências nos anos iniciais. Os critérios de análise foram os indicadores de alfabetização cientifica. Os resultados demonstraram que, a partir dos conhecimentos prévios e posterior refinamento dos conhecimentos científicos, em um processo de investigação, argumentação, produção de textos orais e escritos, houve a imersão dos estudantes nos conteúdos de Ciências, em um processo que envolveu curiosidade, busca de explicações, registro e comunicação de ideias utilizando diferentes linguagens proporcionando a eles, desta maneira, o amadurecimento da linguagem cientifica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.